Corpo Cênico – Treinamento e Processo Criativo

CONSCIÊNCIA CORPORALARTES CÊNICAS

O ponto de partida dos encontros será o estudo dos princípios da Técnica Klauss Vianna e sua aplicação no treinamento e no processo criativo do ator. A proposta envolve o estímulo dos sentidos, a exploração das articulações, do peso, e dos direcionamentos ósseos de forma consciente e reconhecendo a singularidade do intérprete.

A oficina se destina a interessados na expressividade cênica do corpo e no desenvolvimento das habilidades para o jogo cênico.

“Percepção do ser singular, inteligente, sensível, reflexão, autonomia, conhecimento e pesquisa da Técnica Klauss Vianna para profissionais e estudantes das artes cênicas” – Lu Carion

ESTÍMULO DOS SENTIDOS

SINGULARIDADE DO INTÉRPRETE

EXPRESSIVIDADE CÊNICA DO CORPO

HABILIDADES PARA O JOGO CÊNICO

EXPLORAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES, DO PESO

DIRECIONAMENTO ÓSSEO DE FORMA CONSCIENTE

TREINAMENTO E PROCESSO CRIATIVO

REFLEXÃO, AUTONOMIA

Professores

Lu Carion

Atriz

Graduada em Comunicação pela FAAP e mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2004). Durante o aprofundamento sobre a aplicação dos princípios da Técnica Klauss Vianna no treinamento e processo criativo do ator, que desenvolve há mais de 30 anos e gerou sua tese de mestrado, fundou o Obara – Grupo de Pesquisa e Criação. Nesta pesquisa, além dos mestres Klauss e Rainer Vianna, estudou com especialistas como Antunes Filho (CPT), Daniele Finzi Pasca (Teatro Sunil Ensemble) Stefano Vercelli (Laboratório de Pontedera), Jan Ferslev (Odin Teatret), Kouyaté Sotigui (Théatré dês Bouffes du Nord), Jerjy Grotowsky e Thomas Richards. Como educadora lecionou no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, na Faculdade Angel Vianna – FAC-RJ, e leciona no Curso de Especialização da Técnica Klauss Vianna, da PUC-SP, e na Sala Crisantempo desde sua inauguração, em 2004. Tem experiência e atua na área das artes cênicas como atriz, educadora, dramaturgista e preparadora corporal de grupos teatrais. Compartilhou condução de trabalhos com profissionais como Neide Neves, Oswaldo Boaretto, Francisco Medeiros, Lucienne Faher , Tiche Vianna e Verônica Veloso.

No Grupo Obara, coordenou , orientou o processo criativo e atuou nos espetáculos Os Donos do Corpo (2003-04), Fragmentos de uma Carta Aos Anfíbios (2006, prêmio Klauss Vianna de Dança/FUNARTE) e A Gravidade como Hábito (2007). Também dirigiu Não me recupero do vazio do seu corpo (2017) e orientou os trabalhos para a composição do video Não temos mais como fugir uns dos outros( 2020, Prêmio Respirarte). Ministrou as oficinas: “Corpo Consciente: o movimento e a escrita a partir da Técnica Klauss Vianna”, e Movimento Cênico: movimento e sonoridade a partir da Tecnica Klauss Viana (2021, parceria com Oficina Oswald de Andrade, projeto contemplado pela lei Aldir Blanc).

Valores e Formas de Pagamento

Quantidade Mensal Semestral Avulsa
2x por semana
R$ 400,00
R$ 70,00

Pagamento diretamente com a professora

Horários de Aulas

segunda-feira

14h30 às 16h30

Lu Carion

quarta-feira

14h30 às 16h30

Lu Carion

CORPO CÊNICO - Treinamento e Processo Criativo

“Percepção do ser singular, inteligente, sensível; reflexão, autonomia, conhecimento e pesquisa da Técnica Klauss Vianna para profissionais e estudantes das artes cênicas” – Lu Carion

Saiba mais

Em caso de dúvida e sugestões, agendamento de aulas avulsas e/ou experimental, preencha o formulario abaixo.

Agende sua aula

envie sua mensagem