Desenvolvimento da Voz

CONSCIÊNCIA CORPORALARTES CÊNICASVOZ

A técnica vocal espanhola utilizada neste curso produz resultados rápidos no aumento do volume vocal, na impostação e expressão vocais, proporcionando ainda, harmonização corporal fundamental para a utilização vocal e para o cotidiano.

Ao contrário de outras técnicas que geralmente levam alguns anos para gerar resultado, a metodologia de aplicação da técnica em poesias e textos produz efeitos imediatos em relação à eficiência vocal e à postura corporal.

A desinibição vocal e expressiva é abordada em exercícios específicos para eliminação da ansiedade e da tensão de falar em público, realidade vivenciada inclusive pelos profissionais de empresas.

A utilização da voz profissional (em teatro, cinema, rádio, televisão, sala de aula, exercício da profissão que necessite do falar, etc.) exige certos recursos por parte do orador, oriundos de exercícios de relaxamento (global e específico), diafragma ágil e porção muscular forte, exercícios de respiração, colocação vocal, dicção, articulação, expressão vocal, timbre e dinâmica vocal (sons de intensidade mais fraca até a fortíssima). Enfim, exige a utilização de um corpo vocal que possa trabalhar em nível de excelência.

O trabalho corpóreo-vocal neste curso proposto busca propiciar ao orador a aquisição dos recursos citados acima a fim de desenvolver uma maior fluência vocal, embelezamento do timbre vocal, expressividade vocal pessoal e artística. A fala é muito importante para o ser humano e a dificuldade de comunicação pode ser crucial para o sucesso ou insucesso de muitas atividades profissionais, até mesmo em relacionamentos pessoais. Portanto, este curso também diz respeito às pessoas que se utilizam da voz falada no cotidiano.

Muitas vezes situações emocionais são evocadas na utilização da voz e terminam por dificultar a realização da fala, seja em articulação ou ressonância. Há assim, uma imbricação entre o lado emocional do sujeito e a emissão da voz falada. Portanto, a importância de um curso que visa proporcionar ainda a segurança na fala, envolvendo aspectos complexos físico-emocionais, se faz presente para os que necessitam falar em público, quer sejam oradores em empresas ou atores, locutores, magistrados do Direito, jornalistas, entre outros.

Objetivo Geral – Desenvolver um trabalho corpóreo-vocal quanto aos recursos necessários para a melhoria, fluência e densidade de uma voz profissional (teatro, cinema, rádio, televisão, direito, professores, profissões que fazem uso da fala lidando com o público, etc), assim como da melhoria da voz cotidiana, aproximando as vozes ainda, de processos criativos da interpretação vocal.

Objetivo Específico – Desenvolver recursos corpóreo-vocais para alunos e profissionais da voz de várias áreas (direito, teatro, cinema, televisão, rádio, professores, jornalismo, profissões que fazem uso da fala lidando com o público, etc.) como relaxamento, respiração, desbloqueio e utilização do diafragma, articulação, dicção, expressão vocal, dinâmica vocal.

HARMONIZAÇÃO CORPORAL

EFICIÊNCIA VOCAL E POSTURAL CORPORAL

FALAR EM PÚBLICO

MAIOR FLUÊNCIA VOCAL

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

EMBELEZAMENTO DO TIMBRE VOCAL

EXPRESSIVIDADE VOCAL E ARTÍSTICA

ARTICULAÇÃO E RESSONÂNCIA

Professores

Lucila Tragtenberg

Orientadora Vocal

Bacharel em Canto pela Escola de Música da UFRJ e  Mestre em Canto pela mesma instituição. Doutora em Processos de Criação no curso de Comunicação e Semiótica na PUC-SP.

Exerce atividade docente como professora no curso de graduação em Artes do Corpo na PUC-SP desde 2001. Ministrou oficinas de processos de criação em interfaces de voz, som, música e imagem no audiovisual, na graduação em Multimeios desde 2004 à 2013 na PUC-SP. Ministrou de 2005 à 2007 e 2016 e 2017, os cursos de Extensão Universitária“Voz: desenvolvimento do volume, impostação e expressão” e “Voz e técnica vocal aplicada à poesia e textos técnicos” na PUC-SP.

Orientadora vocal na Cooperativa da Invenção, laboratório experimental de poesia sonora e visual da Casa das Rosas – SP (2016 e 2017).

Pesquisadora no grupo GIIP – Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia da UNESP.

link: https://www.youtube.com/channel/UCjwls0qiv3RwT8xu-ctfVNw

Valores e Formas de Pagamento

Quantidade Mensal Semestral Avulsa
1x por semana
R$ 280,00

* Aceitamos pagamentos em cheque, dinheiro e cartão de débito.

Horários de Aulas

quinta-feira

20h00 às 22h00

Lucila Tragtenberg

Em caso de dúvida e sugestões, agendamento de aulas avulsas e/ou experimental, preencha o formulario abaixo.

Agende sua aula

envie sua mensagem