Técnica Klauss Vianna

CONSCIÊNCIA CORPORALARTES CÊNICAS

O curso Técnica Klauss Vianna, tem como viés a construção de um aprendizado em que o professor é um facilitador e propõe procedimentos de exploração do corpo para que os alunos percebam, pesquisem, criem e dancem, valorizando suas possibilidades singulares. A técnica dialoga com outro princípio, o da não diferenciação entre vida e dança, desta maneira, o corpo da sala de aula é o mesmo que caminha pelas ruas, que trabalha, dorme, dirige, se diverte, sente dor, etc. “A derrubada das paredes da sala de dança”, através da abertura para uma percepção do próprio corpo faz-se imprescindível nesta sensível construção da escuta de si.

Curso com foco voltado para a exploração das alavancas biomecânicas propostas pela TKV. As aulas com duração de 2 horas contam com exercícios específicos do processo lúdico e do processo dos vetores da TKV, introdução à anatomia do corpo, improvisações e leitura de textos.

Público alvo: Destinado a pessoas que têm interesse no conhecimento do corpo e no desenvolvimento de suas capacidades de escuta e comunicação através da prática do movimento consciente. A inscrição pode ser feita nos módulos separadamente.

Curso de Corpo e Movimento com Marinês Calori e Neide Neves. Professoras do curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna (TKV) oferecido na PUC/SP, se juntam para ministrar Módulos Temáticos visando uma introdução à TKV.


Neide Neves: Licenciada em Letras – português-francês e literaturas, pela PUC-RJ, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP. Trajetória: Baseou sua formação artística no trabalho desenvolvido com Angel, Klauss e, principalmente, Rainer Vianna. Estudou com estes professores desde 1980. Com Rainer, elaborou a estruturação didática do que hoje se denomina Técnica Klauss Vianna. Atualmente, é professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo, da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, na PUC-SP, universidade em que recebeu o título de Doutora em Comunicação e Semiótica – Signo e Significação nas Mídias, com a tese “A técnica de dança como dispositivo de controle do corpomídia”, em 2010. Leciona e coordena o Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Técnica Klauss Vianna, vinculado ao Departamento de Linguagens do Corpo, pela COGEAE, PUC-SP. Leciona desde 1983, atuou como dançarina e, hoje, é professora, pesquisadora e preparadora corporal, atuando na linha de dramaturgia corporal nas artes do corpo.

crédito das fotos: Danila Bustamante

EXPRESSIVIDADE E IMPROVISAÇÕES

INTRODUÇÃO A ANATOMIA

IMPULSOS, ESPAÇO, AMPLITUDE, ESCUTA DE SI

EXPLORAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS MOVIMENTOS

APOIO, EQUILÍBRIO, RITMO

RELAXAMENTO DE TENSÕES

ESTÍMULO DOS OSSOS, MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES

EXPLORAÇÃO DO CORPO SINGULAR

Professores

Marines Calori

Preparadora Corporal e Quiropraxista

Graduação em Artes Corporais UNICAMP SP, Graduação em Quiropraxia, Universidade Anhembi Morumbi, Docente no curso de Pós-Graduação, especialização em Técnica Klauss Vianna, COGEAE – PUC SP.

Durante sua profissionalização em dança, em uma trajetória de mais de 30 anos, especializou-se em educação somática na “Técnica Klauss Vianna”. Atuou como bailarina, diretora, coreógrafa e professora de cursos de formação na escola Klauss Vianna. Com o interesse voltado para áreas das artes e saúde, graduou-se na primeira turma do curso de Quiropraxia na América Latina.

Como Quiropraxista oferece, em consultório privado, tratamentos voltados para afecções do sistema neuro-músculo-esqueléticos onde aplica técnicas de terapias manuais integrando um programa de reestruturação postural com abordagem em Educação Somática em especial a Técnica Klauss Vianna.

link: www.marinescalori.com.br

Valores e Formas de Pagamento

Quantidade Mensal Semestral Avulsa
1x por semana
R$ 350,00
R$ 100,00

Pagamento diretamente com a professora (via PIX ou transferência)

Horários de Aulas

segunda-feira

19h00 às 21h00

Marines Calori e Neide Neves

TÉCNICA KLAUSS VIANNA

O curso tem como viés a construção de um aprendizado em que o professor é um facilitador e propõe procedimentos de exploração do corpo para que os alunos percebam, pesquisem, criem e dancem, valorizando suas possibilidades singulares.

Saiba mais

Em caso de dúvida e sugestões, agendamento de aulas avulsas e/ou experimental, preencha o formulario abaixo.

Agende sua aula

envie sua mensagem