Convidamos a todos para participar das oficinas, shows, espetáculos, encontros, palestras e sessões de cinema.
Objetivos
· Fundamentar o trabalho do professor de dança na sua prática pedagógica, tornando-o apto a promover um trânsito coerente entre técnica e percepção da organização dos movimentos do corpo que dança;
· Oferecer repertório pedagógico para que as orientações do professor de dança tenham um foco em “como” fazer os movimentos, e não se apoiem exclusivamente no “quê” fazer;
· Articular conhecimentos de anatomia e cinesiologia com o desempenho que é exigido do corpo na prática do balé, com o intuito de evitar lesões e também ajudar o bailarino a desenvolver disponibilidade corporal para lidar com outras linguagens de dança;
· Desenvolver conhecimento corporal, para aquisição da qualidade do gesto, necessária à execução dos movimentos de maior complexidade que esta técnica exige em sua progressão;
· Conquistar uma técnica limpa e sem afetação, onde o prazer de dançar permanece vivo.
Diferenciais
· Curso inovador com conceitos atualizados, baseados no conhecimento da biomecânica.
· Aplicação, em exercícios práticos, dos conceitos estudados.
· Discussão de casos mais recorrentes de disfunção, como também de casos particulares, trazidos pelos alunos.
· Docentes envolvidos com pesquisa e com práticas de ensino.
Professores Responsáveis
Elaine Ferrão Fernandes, fisioterapeuta, docente e supervisora de estágio da Universidade Anhembi Morumbi, Escola das Ciências da Saúde e Curso de Dança, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Fisioterapia pela UNICID – Universidade da Cidade de São Paulo, especialização em Piscina Terapêutica pela UNICID/SP, formação pela Escola de Osteopatia da França com o osteopata Bernard Quef (Londrina/PR), formação em Matland Aprouch pela UNICID/SP.
Zélia Monteiro tem como base principal de sua pesquisa criativa e pedagógica o pensamento e princípios de abordagem do movimento criados por Klauss Vianna. Estudou dança clássica e foi assistente de Maria Melô (aluna de Cecchetti no Scalla de Milão). Trabalhou por oito anos com Klauss, de quem também foi assistente, participando de seu grupo de pesquisa e criação. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1992, 1998, 2010 e 2016 e finalista no Prêmio Governador do Estado – categoria dança – em 2014. É professora no curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC/SP e dá aulas regulares de dança clássica na Sala Crisantempo.
O curso completo está organizado em cinco módulos, com 14 horas de duração cada.
Módulo I – A gerência do peso no balé: princípios físicos do movimento.
Módulo II – Coordenação motora: eixos vertical e horizontal.
Módulo III – Organização do en dehors: análise cinesiológica e funcional
Módulo IV – Organização do tronco e Ports des bras: análise cinesiológica e funcional
Módulo V – Práticas pedagógicas:
1. a atuação do professor frente às principais alterações posturais.
2. metodologias de ensino do balé e elaboração de aulas.
Próximos módulos
Módulo V – 07 e 08 de outubro de 2017
Módulo V – Práticas Pedagógicas
Neste módulo analisaremos as principais disfunções com as quais o professor de dança se depara em sala de aula, a fim de instrumentalizá-lo nas suas orientações para os diferentes corpos durante a prática da técnica:
– Alterações posturais: o que acontece com as linhas de força, articulações e musculaturas.
– Joelho valgo (“perna em X”); joelho varo (“perna de cavaleiro”);
– Escoliose; hiperlordose; retificação da coluna;
– Discussão de casos;
– Levantamento de dúvidas em relação à estrutura de uma aula de balé e discussão de alguns aspectos das principais metodologias de ensino utilizadas.
Módulo IV – 04 e 05 de novembro de 2017
Módulo IV – Organização do tronco e ports des bras: análise cinesiológica e funcional
Neste módulo estudaremos os alinhamentos ósseos necessários para desenvolver uma boa função dos principais músculos envolvidos na coordenação dos movimentos do tronco e dos braços.
Público alvo: artistas da dança, estudantes e professores que buscam aprimoramento e atualização constantes.
Carga Horária: 14 horas cada módulo
Horário das aulas: sábados e domingos das 09h às 17h (com pausa de uma hora para almoço)
Investimento: R$ 800,00 (oitocentos reais)
PARA SE INSCREVER é necessário que você efetue o pagamento via depósito bancário e envie o comprovante através deste e-mail (centrodeestudosdobale@gmail.com), junto à ficha de inscrição.
Em caso de dúvida e/ou sugestão, nos envie sua mensagem que retornaremos o seu contato em breve.