Convidamos a todos para participar das oficinas, shows, espetáculos, encontros, palestras e sessões de cinema.
VIVÊNCIA DE KINOMICHI E COORDENAÇÃO MOTORA
com Christiana Cavalcanti e Mônica Monteiro
17 de março de 2018, das 9h às 13h
A inscrição será no dia e local.
Investimento : R$ 260,00
Alunos da S. Crisantempo : R$ 200,00
O Kinomichi é a combinação da tradição japonesa do Aikido com noções ocidentais de consciência do movimento e de leveza, criado pelo japonês Mestre Noro em 1979. Kinomichi significa o caminho da energia.
Para o mestre Noro, o ki (energia) deve estar a serviço do amor. Sendo assim, o espírito de abertura, do encontro e da alegria são fundamentais para a comunicação da energia vital, na relação terra-céu.
A coordenação motora é a organização dos músculos entre si, de forma a criar um encadeamento da tensão muscular para economizar energia, proteger nossas articulações e dar rapidez e eficiência aos movimentos.
O Kinomichi do Mestre Novo e a Coordenação Motora de Madame M. Béziers convergem numa prática que libera o seu potencial energético, através do desenvolvimento da percepção corporal e do respeito mútuo. Christiana Cavalcanti e Monica Monteiro são discípulas de M. Noro e M. Béziers, e proponhem esta vivência para intensificar o desabrochar do ser humano.
O nosso corpo é capaz de desenhar formas e criar imagens no espaço a partir de gestos de diferentes proporções, nosso sistema ósseo nos estrutura para isso. Somos feitos para o movimento, por isso nada melhor do que termos ferramentas precisas para o nosso corpo-mente atuar de modo consciente.
CHRISTIANA CAVALCANTI
Bailarina e coreógrafa, formada em Dança Contemporânea pelo CND (Centre National de la Danse de Paris) e em Educação Artística pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Em 1990, em Paris, conheceu o Kinomichi, uma arte marcial de origem japonesa criada pelo Mestre Masamichi Noro, em 1979, que permite unir pessoas de idades e experiências corporais diferentes. Desde então, pratica regularmente o Kinomichi, que complementa seu trabalho de dançarina e que pontua a partir desse momento toda a pesquisa e construção de seus novos trabalhos e experimentações no campo da dança. Em 2009, em parceria com Victor Labouret, idealizou e realizou o espaço Rampa, Lugar de Criação, no Rio de Janeiro, onde construiu o primeiro dojo de Kinomichi no Brasil. Desde então segue disseminando o conhecimento do Kinomichi no seu país de origem e no mundo.
MÔNICA MONTEIRO
Bailarina profissional desde 1980. Formada pelo método “Coordenação Motora” de Madame Béziers, na Educação do Movimento Ivaldo Bertazzo e no Método G.D.S. (Godelieve Streuf) Participou de vários grupos de dança e teatro, dentre eles: Teatro Dança de São Paulo (Célia Gouveia) no Brasil e no exterior; Grupo Orlando Furioso (Renato Cohen) no exterior; Grupo Ornitorrinco (Cacá Rosset) representando pelo mundo e pelo Brasil.Coreografou várias peças entre outras, “Senhora do Camarim” (Renato Borghi), “Fausto” (Selma Egrei), “Pérola” (Mauro Rasi) e também comerciais de TV. Professora de dança nas escolas “Ruth Rachou” e na “Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo” por 20 anos onde participou de vários espetáculos como bailarina e assistente: “Pas de Deuses”, “Serra da Boa Esperança”, “O Cavaleiro da Rosa”, “Cidadão Corpo” I e II e “Palco Academia e Periferia”. Participou de longas-metragens “Feliz Ano Velho” e “A Estrela Sobe”. Apresentou o programa “Corpo” durante um ano na TV Cultura, quadro do programa Silvia Poppovic. Atualmente participa do programa Bem Estar da Rede Globo com dicas de postura e saúde.
Em caso de dúvida e/ou sugestão, nos envie sua mensagem que retornaremos o seu contato em breve.