Zélia Monteiro fundamenta sua experiência de quase 40 anos como professora de balé em um duplo pilar de sua formação: a escola italiana – método Cecchetti – que estudou com Maria Melô – e as abordagens de consciência do movimento e da dança de Klauss Vianna.
“Minhas aulas, assim como as de meus professores, são abertas a todos os interessados, sem separação em níveis: tendo ou não conhecimento prévio de balé, todos fazem aula juntos. É um método onde a aquisição da técnica é entendida como um processo, que se dá somente quando se respeita o desenvolvimento individual e a constituição física de cada aluno, suas possibilidades e limites, e não como um treinamento rígido imposto ao corpo.
Não se restringindo apenas à codificação de seus movimentos, específicos de uma época e tradição, o estudo do balé é um meio e não um fim. Um meio para sentirmos e conhecermos nosso corpo e seu funcionamento, possibilitando assim a transformação de nossos padrões posturais. Através do alinhamento ósseo-muscular, do relaxamento de tensões desnecessárias e do fortalecimento de musculaturas fracas, melhora-se a postura e a coordenação. A disponibilidade e o prazer de dançar permanecem vivos.” Zélia Monteiro
Entrevista por Juliana Moraes (aluna): www.conectedance.com.br/ponto-de-vista/sobre-o-bale-classico-o-que-devemos-jogar-fora/
crédito das fotos: Vitor Vieira e Danila Bustamante
Flávia Scheye – Artista, professora e pesquisadora de dança.
Estuda dança clássica e improvisação com Zélia Monteiro, desde 2001. Colaborou com a fundação do Centro de Estudos do Balé, onde atua como pesquisadora e professora. Atualmente é coordenadora pedagógica no Projeto Balé na Vila (CEB).
Doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP), desde 2021. Mestre pelo mesmo programa, desde 2014. Graduada pelo Curso de Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), desde 2008.
Desde 2015, é professora no curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Integrante do Silenciosas (direção de Diogo Granato), desde 2014.
Atua como bailarina no cenário da dança contemporânea de São Paulo desde 2010. Foi coordenadora pedagógica e professora no curso de balé realizado pelo CEB em parceria com o clube Hebraica, entre 2005 e 2012. Foi coordenadora pedagógica da área de dança no CLAC –Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, em 2015. Foi professora de dança na Escola de Dança de São Paulo (Fundação Theatro Municipal), entre 2012 e 2014.
MÉTODO CECCHETTI - ESCOLA ITALIANA
ESTUDO DO BALÉ COMO PROCESSO
PRAZER DE DANÇAR
ALINHAMENTO ÓSSEO MUSCULAR
FORTALECIMENTO DE MUSCULATURAS
TRANSFORMAÇÃO DE PADRÕES POSTURAIS
COORDENAÇÃO E CONSCIÊNCIA
RELAXAMENTO DAS TENSÕES
Professores
Zélia Monteiro
Bailarina
Estudou dança clássica e foi assistente de Maria Melô. Trabalhou por oito anos com Klauss Vianna, de quem também foi assistente. Em 1993 recebeu a Bolsa Vitae de Artes para pesquisa coreográfica realizada em Paris, onde residiu por quatro anos. Trabalhou com Mme. Marie Madelaine Béziers (Coordenação Motora), Yvone Berge (improvisação para crianças), Daria Fäin (Mathias Alexander) e quando voltou ao Brasil com Ivaldo Bertazzo. Foi premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) em 1987, 1992, 1998, 2010 e em 2016. Em 2014 foi uma das cinco finalistas do Prêmio Governador do Estado – SP. É professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo – PUC/SP e dirige o Núcleo de Improvisação. Idealizou o Centro de Estudos e Ensino do Balé – CEEB com o objetivo de desenvolver e aprimorar o aprendizado desta técnica, a partir de uma abordagem fundamentada na qualidade da execução dos movimentos.
Valores e Formas de Pagamento
Quantidade | Mensal | Semestral | Avulsa |
---|---|---|---|
1x por semana
|
R$ 380,00
|
---
|
R$ 140,00
|
2x por semana
|
R$ 430,00
|
---
|
---
|
3x por semana
|
R$ 460,00
|
---
|
Aula experimental, gratuita!
|
Horários de Aulas
terça-feira
12h00 às 13h30
Zélia Monteiro
quarta-feira
10h00 às 11h30
Zélia Monteiro
quinta-feira
12h00 às 13h30
Zélia Monteiro